5 motivos para usar Banking as a Service (BaaS) ou fintech para conta jurídica

Publicado originalmente por https://contadores.cnt.br em 11 de dezembro de 2o23

5 motivos para usar Banking as a Service (BaaS) ou fintech para conta jurídica

Segundo os dados mais recentes do SEBRAE, pequenas e médias empresas (PMEs) representam 99% das empresas existentes no Brasil e são responsáveis por quase 30% do Produto Interno Bruto.

Segundo os dados mais recentes do SEBRAE, pequenas e médias empresas (PMEs) representam 99% das empresas existentes no Brasil e são responsáveis por quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 62 % dos empregos de carteira assinada.

As PMEs estão em alta e são um pilar importante da nossa economia, mas enfrentam desafios operacionais e financeiros. Acesso limitado a crédito, burocracia excessiva e falta de soluções financeiras adequadas, acabam por prejudicar o potencial de crescimento e resultar em dificuldades para gerenciar fluxo de caixa, realizar pagamentos eficientes e investir em expansão.

Por essas e outras questões, este perfil de negócio com necessidades financeiras específicas não são atendidas pelas ofertas tradicionais dos bancos e encontram nas BaaS e fintechs soluções flexíveis, ágeis e adaptadas às suas operações em constante evolução.

Veja cinco razões pelas quais uma PME deve contar com o apoio de uma empresa que oferece operações financeiras digitais.

1 – Simplicidade e eficiência

Uma das principais vantagens que as fintechs ou BaaS apresentam em relação aos bancos comuns é a simplicidade nos processos. Esse tipo de instituição oferece interfaces de usuário intuitivas, simplificando a administração das finanças. Isso inclui funcionalidades como pagamentos, criação e gerenciamento de contas, emissão de boletos e cartões corporativos, tudo em único lugar. Essas soluções podem ser integradas aos sistemas existentes das PMEs, proporcionando uma experiência financeira livre de atritos.

2 – Personalização

As instituições financeiras que nasceram no digital surgem como uma excelente opção para atender às Pequenas e Médias Empresas no Brasil por oferecer flexibilidade e um pacote de serviços personalizados. Assim, a PME pode personalizar sua conta jurídica com base em transações regulares, facilitando a adaptação às mudanças nas operações comerciais.

3 – Acessibilidade a linhas de crédito

Muitas vezes as PMEs encontram dificuldades para conseguir capital para seus negócios nos bancos tradicionais, já fintechs e BaaS oferecem crédito facilitado por meio de plataformas digitais com menor burocracia. Os preços também costumam ser mais competitivos em comparação com as taxas e tarifas tradicionalmente associadas aos bancos que não são digitais.

4 – Melhor suporte e atendimento ao cliente

Quando se fala em suporte, os bancos digitais estão muito à frente em relação aos outros. Além de permitir que o cliente acesse informações de sua conta jurídica em tempo real, 24 horas por dia, há uma equipe treinada para atender, tirar dúvidas e resolver problemas de forma individualizada.

5 – Inovação

As soluções específicas para Pequenas e Médias Empresas criadas com APIs de Banking as a Service também podem desempenhar um papel crucial no fomento à inovação e ao empreendedorismo. Ao oferecer acesso a serviços financeiros que antes estavam fora de alcance para muitas empresas, o BaaS pode abrir portas para expansão de negócios.

Vale ressaltar que são instituições que estão na vanguarda da inovação financeira, ao optar por uma fintech ou BaaS, a PME tem acesso a novos recursos à medida que são lançados.

Por Marilyn Hahn, CRO do Bankly.