De pagamentos por identidade ao embedded finance: confira as inovações do mercado de pagamentos
Publicado originalmente por https://startse.com.br em 2 de agosto de 2023
De pagamentos por identidade ao embedded finance: confira as inovações do mercado de pagamentos
“Todo serviço ou produto morre um pouquinho todos os dias para viver lá na frente”, diz Junior Borneli, fundador da StartSe, durante o Payment Revolution.
Por exemplo, as maquininhas de cartão já ocuparam o lugar de relevância nos meios de pagamentos, hoje tem perdido os holofotes com a chegada de novas inovações, como pagamento por meio de reconhecimento facial, entre outros (veja mais adiante).
Assim, lembre-se: “sempre que você está preso na forma, você perde o seu valor”, conta Borneli.
E para não ficar obsoleta, as empresas buscam inovar: entendendo o novo comportamento do consumidor e unindo com novas tecnologias. Agora, confira a curadoria das inovações de empresas do mercado de pagamento para não ficarem para trás:
PAGAMENTOS VIA IDENTIDADE
Existem muitas situações que o preço de algo tem relação com a idade da pessoa (como desconto para pessoas com mais de 60 anos ou crianças). Portanto, se consumidores pudessem ter credenciais de identidade vinculadas aos seus meios de pagamentos, a experiência de pagamento poderia ser mais rápida e integrada.
Para Vanesa Mayer, head de inovação e parcerias estratégicas da Visa, os pagamentos por meio das identidades podem criar novas oportunidades para pagamentos simplificados e mais seguros.
MACHINE LEARNING NA DEMOCRATIZAÇÃO DO CRÉDITO
Tulio Oliveira, SVP & Country Manager no Mercado Pago Brasil, contou que 40% dos usuários da empresa tiveram acesso a um cartão de crédito pela primeira vez. Além disso, os vendedores que tiveram acesso a crédito via Mercado Pago cresceram mais de 30%. Mas o destaque fica para o fato que 80% da originação de crédito no Mercado Pago é resultado de análise de dados via Open Finance.
Para ele, se apoiar na machine learning traz mais adaptabilidade e previsibilidade ao negócio.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA GARANTIR MAIS SEGURANÇA NOS PAGAMENTOS
A transformação digital caminha na potencialização do uso da Inteligência Artificial para garantir a segurança nos pagamentos. Foi o que disseram Fabiano Cruz, cofundador e CEO da Zoop, Gustavo Bodra, CTO e sócio da StartSe, e Luciano Palma, solutions architect na Stripe, durante o painel “Além das Fronteiras: o que podemos esperar da Transformação da IA no Mercado de Pagamentos em 2024”. Por exemplo, com a aplicação de algoritmos de IA, é possível otimizar a detecção de fraudes em transações de pagamentos. Isso porque, identifica, em tempo real, padrões de uso fraudulentos.
DESDOBRAMENTO DO PIX
O sucesso do Pix — sistema brasileiro de transferências e pagamentos instantâneos do Banco Central — elevou o Brasil para a quarta posição no ranking mundial de transações. Além disso, outros países como Estados Unidos tem implementado a solução.
Não à toa. Para você ter ideia, no último ano, de acordo com dados do Banco Central, o número de pagamentos em tempo real no Brasil cresceu quase seis vezes e atingiu 8,7 bilhões, mais que o dobro do Reino Unido, Estados Unidos e Japão.
COMO O PIX SURGIU?
De acordo com Paula Paschoal, Diretora Global do Google Pay, em palestra para o evento Payment Revolution da Startse, esse sistema foi inspirado na tecnologia indiana chamada Immediate Payment Service (IMPS), que permitiu que milhares de indianos sem conta corrente em bancos recebessem valores e realizassem pagamentos de forma eficiente.
MAS E OS OUTROS PAÍSES, JÁ USAM SISTEMAS COMO O PIX?
Sim. Em Portugal, há o MB Way, que permite transferências eletrônicas instantâneas. No Reino Unido, existe o Faster Payments. Recentemente, os Estados Unidos lançaram o FedNow, um sistema de pagamento instantâneo similar ao Pix, que funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana.
CRESCIMENTO DA ADOÇÃO DA CARTEIRA DIGITAL
Nem todas as versões digitais do que está na sua carteira física estão armazenadas no seu celular (ainda). Provavelmente, você acessa cartões de convênio, de crédito e de motorista, por exemplo, em aplicativos diferentes.
Uma carteira digital, também conhecida como e-wallet é um aplicativo ou plataforma que permite aos usuários armazenar, gerenciar e utilizar informações de pagamento de forma eletrônica. Ela funciona justamente como uma versão digital de uma carteira física.
Inclusive, a Paula nos contou que o objetivo do Google Pay é proporcionar exatamente essa experiência. Com as atualizações no aplicativo, eles querem permitir que os usuários tenham todos os documentos, como cartões de convênio, crédito e motorista, em um único lugar no Android. Isso tornará mais prático e conveniente o uso da carteira digital, o que facilita o acesso e gerenciamento das informações de pagamento.
EMBEDDED FINANCE
Vanesa Meyer apontou o embedded finance como uma das tendências também. Para ela, a tecnologia está “transformando cada interação em uma oportunidade de comércio.” Como exemplo, ela trouxe o case do Spotify, que recomenda eventos ao vivo de artistas de sua escolha, oferecendo um botão de chamada para ação “Encontrar ingressos”, conectado a vários parceiros de venda de tickets.
Marcelo Jacques, CSO da Dock, disse que o embedded finance é a integração perfeita entre produto, serviço e experiência, focando em valor agregado e fortalecendo a relação entre todos os stakeholders, indo muito além dos clientes. No fim, “o grande benefício é criar relações sem atrito”, explica ele.
POR QUE IMPORTA
Falar sobre o futuro dos pagamentos diz muito sobre o futuro de todos nós, clientes, vendedores, comércios e intermediadores. Afinal, a proposta é sofisticar, por meio da tecnologia, e criar mais segurança e menos fricção, garantindo acesso e maior poder de compra. No fim, todos saem ganhando.
E apesar dos nomes em inglês, muitas dessas tendências já estão em vigor em terras tupiniquins. Vale observar a onda de inovação que faz mais sentido para você, percebendo que outras estão se desdobrando e como garantir, no fim do dia, mais vendas e também mais benefícios aos seus clientes.